Vários estudos mostraram que dormir melhora a capacidade que temos de guardar informações. Mas uma nova pesquisa sugere que uma soneca só melhora a sua memória se você sonhar.
De acordo com os pesquisadores responsáveis pelo estudo, quando você sonha, seu cérebro está tentando fazer conexões que você não percebe quando está acordado. No sonho o cérebro decide o que é informação importante e o que é inútil, ou seja, o que deve guardar e o que pode descartar.
No estudo, os pesquisadores do Israel Deaconess Medical Center, pediram para que 99 estudantes universitários memorizassem um labirinto complexo no computador. Então os estudantes foram colocados em uma versão virtual do labirinto em 3D e deveriam sair dele. Depois de fazer isso por algum tempo, metade dos estudantes deveriam tirar uma soneca enquanto a outra metade ficava
acordada assistindo vídeos.
Uma curiosidade é que antes de dormir os estudantes que sonharam sobre o labirinto foram piores do que todos os outros. Segundo os especialistas, o cérebro sabe quando uma tarefa é difícil para nós e a probabilidade de você sonhar sobre isso é maior. E, depois que você sonha, sua performance na mesma tarefa aumenta significativamente.
Para conseguir esse efeito você não precisa dormir por muito tempo – apenas cair em sono REM (Rapid Eye Movement – movimento rápido dos olhos), o que caracterizaria que você está sonhando.
O conselho dos pesquisadores é que quando você está estudando uma matéria difícil, revise-a antes de dormir. Se você sonhar com a matéria, provavelmente ela ficará mais clara depois que você acorda